OBJETIVO EDUCATIVO | TÉCNICAS ADEQUADAS | |||
Dar os alunos numa classe numerosa ocasião de participar, quer formulando perguntas, quer formulando respostas e perguntas, ou expressando opiniões e posições. | Grupos de cochicho Grupos de observação | |||
Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso). | Grupos pequenos Grupos de integração horizontal/ vertical | |||
Desenvolver a capacidade de observação e crítica do desempenho grupal. | Grupos de verbalização e observação. | |||
Produzir grande quantidade de idéias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição. | Tempestade cerebral | |||
Conseguir que todos os participantes expressem sua opinião. | Pergunta circular | |||
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais. | Painel | |||
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos. | Simpósio | |||
Meditar coletivamente sobre um tema importante, com a ajuda de obras ou pessoas para consulta, a afim de chegar a uma tomada de posição. | Reflexão ou círculo de estudos | |||
Enfrentar pessoas com idéias opostas para que sua confrontação surjam subsídios para orientar as opiniões do público presente. | Debate Painel de oposição | |||
OBJETIVO EDUCATIVO | TÉCNICAS ADEQUADAS | |||
Desenvolver a capacidade analítica e preparar-se para saber enfrentar situações complexas. mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias. | Estudo de casos | |||
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito. | Dramatização (Sociodrama, Psicodrama) | |||
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum. | Seminário | |||
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática. | Estudo orientado em equipes | |||
Debilitar o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto. | Diálogos sucessivos | |||
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas. | Método de projetos | |||
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício da discussão grupal. | Oficinas no laboratório | |||
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Objetivos para sala de Informática em 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário