Justificativa
Na quarta - feira dia 05 de maio ficou dividido dentro da escola Joaquim de Brito em uma reunião os temas que seriam abordados, acabei ficando com Gravidez na Adolescência, na verdade gostei muito vou trabalhar com o 9º ano é uma turma que esta motivada.Aos poucos vou melhorando, na verdade vou deixar aqui pequenas idéias e espero conselhos dos amigosss.
Hoje em dia, meninos e meninas estão entrando na adolescência cada vez mais cedo, logo há também a necessidade de abordar esse assunto também mais cedo e de forma aberta, pois, além disso, o número de adolescentes grávidas tem crescido muito. Porém, a gravidez nessa etapa da vida pode interromper o desenvolvimento propício dessa idade e fazer o/a adolescente assumir responsabilidades da fase adulta.
Viver a adolescência concomitante com uma gestação e, posteriormente, com um bebê não é fácil nem para a menina nem para o menino. Daí a importância de se discutir essa questão com adolescentes até para que eles possam ser capazes de se prevenir e também alertar os seus amigos.
OBJETIVOS - Transmitir conhecimento a respeitos das causas e consequências da gravidez na adolescência e dos métodos preventivos tanto contra a gravidez quanto contra as DSTs;
- conscientizar os adolescentes da importância de se evitar a gravidez na adolescência;
- preparar os adolescentes para repassarem seus conhecimentos;
PLANO DE ATIVIDADES1 – Aula expositiva na disciplina de Ciências conscientizando sobre métodos de prevenção contra gravidez e DSTs.
2 – Criação pelos alunos de um pintinho ou algum animal de estimação, durante uma quinzena, para observação das dificuldades encontradas e correlação com a criação de um filho.
3- Após o fim desta quinzena relato e debate na aula da experiência de criar o pintinho.
4 – Debate na disciplina de produção de texto a respeito das causas e consequências da gravidez na adolescência. Em seguida produção de um texto dissertativo dentro da estrutura causa/consequência sobre gravidez na adolescência;
5– Atualizar e construir informações no blog por um aluno da turma:
5 – Postagem de alguns textos escritos pelos alunos na etapa 4.
6 – Comentários feitos pelos alunos das duas turmas a respeitos dos textos dos colegas postados no blog, a fim de desenvolver a argumentação.
7 – Relato no blog sobre a experiência de ter criado o pintinho (troca de experiência entre os alunos).
8 – Pesquisa e montagem de gráficos sobre a gravidez na adolescência. Em grupos, os alunos deverão ir para ruas entrevistar adolescentes entre 12 e 17 baseados nas seguintes perguntas:
1) Você já teve relação sexual? Se sim, com qual idade?
2) Você utiliza métodos preventivos a DSTs e a gravidez? Se sim, quais?
3) Com quem ou onde você busca informações sobre sexo?
4) Você conversa com os seus pais sobre sexo?
5) Você ou seu parceiro (a) usam camisinha?
6) Que idade você julga ideal para se perder a virgindade?
Em seguida, cada grupo montará um gráfico sobre sua pesquisa e o levará para a aula de produção de texto. Em seguida, baseado nesses gráficos, eles produzirão um texto. Tanto os gráficos quanto os textos serão postados no blog e deverão ser comentados pelos alunos e outros colegas.
8 – Leitura do livro Depois daquela Viagem de Valéria Piassa Polizzi. A leitura desse livro é um meio de trabalhar a temática das doenças sexualmente transmissíveis. Após a leitura, os alunos deverão relatar no blog o que aprenderam com esse livro e, além disso, serão avaliados por meio de um trabalho específico na disciplina de ciências e produção de texto.
A versão on-line do livro será disponibilizada no portal da escola para facilitar o acesso à leitura.
O livro é uma autobiografia da autora, que aos 16 anos contraiu o vírus. Lançou-o em 1999, quando estava com 23 anos, após a insistência dos amigos que pediam para que ela contasse sua história, seus sofrimentos, mas também suas vitórias.
Em forma de diário, em tom coloquial próprio dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as suas vivências com os amigos, os namoros, o despertar da sexualidade, a angústia diante dos exames e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente.
O livro é o testemunho vivaz de uma adolescente com sólida formação educacional e familiar que por um desses descuidos cuja razão jamais se alcançará completamente, mantém uma relação sexual sem a utilização do preservativo.
Na obra, ela mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com seus sentimentos.
Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da AIDS.
9 – Montagem de um mural para divulgação do blog. Dessa forma, outros adolescentes terão acesso às informações sobre a temática abordada neste projeto.
Em forma de diário, em tom coloquial próprio dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as suas vivências com os amigos, os namoros, o despertar da sexualidade, a angústia diante dos exames e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente.
O livro é o testemunho vivaz de uma adolescente com sólida formação educacional e familiar que por um desses descuidos cuja razão jamais se alcançará completamente, mantém uma relação sexual sem a utilização do preservativo.
Na obra, ela mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com seus sentimentos.
Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da AIDS.
9 – Montagem de um mural para divulgação do blog. Dessa forma, outros adolescentes terão acesso às informações sobre a temática abordada neste projeto.
10 – Conversa com uma adolescente grávida. Os aluno deverão, anteriormente, com a orientação das professoras, formular perguntas sobre gravidez na adolescência (dificuldades, reação da família, o motivo de não ter se prevenido, expectativas e etc) e no encontro fazer essas perguntas para a jovem. Essa reunião deverá ser bem descontraída, como um bate-papo. Posteriormente, os alunos deverão relatar no blog o que aprenderam com essa etapa do projeto.
11 – Criação de um vídeo sobre o cotidiano de adolescentes que são mães e pais. Esse trabalho deverá ser feito em grupo e, posteriormente, esses vídeos deverão ser postados no blog.
12 – Montagem de um stand na Feira Pedagógica da escola. Todos os trabalhos realizados durante o ano deverão ser aproveitados nesse evento.
A elaboração de uma política pública de saúde de prevenção à gravidez na adolescência requer a priori ouvir a demanda dos adolescentes a fim de traçar estratégias pautadas na realidade desses cidadãos, aumentando assim tanto o aporte para as ações quanto as possibilidades de sucesso.
ResponderExcluirA adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
ResponderExcluirA gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.
Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.
Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.
É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.
Texto de:
ResponderExcluirPor: Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola.