quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeto e Curso de Prevenção ao Uso de Drogas

Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.

As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

O que é droga?

Droga é qualquer substância não produzida pelo organismo e que altera o funcionamento normal do corpo. Algumas delas podem modificar a maneira como a pessoa percebe as coisas, seu modo de pensar, sentir e se comportar. Muitas dessas substâncias provocam dependência e são chamadas de psicotrópicas.

Muitas vezes, a imagem que surge ao pensar sobre drogas é aquela relacionada ás substâncias ilícitas (ilegais), como cocaína, crack, maconha, heroína. Mas muitos produtos podem ser vendidos livremente para maiores de idade, como bebidas alcoólicas, cigarro. Muitos medicamentos e alguns solventes, como cola de sapateiro, tinner, entre outras, que também são drogas.

As drogas mais consumidas por adultos e adolescentes no Brasil são as drogas legalizadas, como álcool e tabaco.